COMUNIDADE PANTOKRATOR

simbolo-comunidade-pantokrator

A Comunidade Católica Pantokrator é uma Associação Privada de Fiéis, no perfil das “Novas Comunidades”, fundada em Campinas/SP, no ano de 1990, por André Luis Botelho de Andrade, onde tem até hoje sua sede. Foi aprovada canonicamente como Associação Privada de Fiéis, em janeiro de 2008, pelo então Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom Bruno Gamberini. Nela, homens e mulheres – casados, celibatários, sacerdotes, seminaristas e solteiros – se consagram a Deus a partir do Carisma El Shaddai-Pantokrator, e assim, dedicam suas vidas ao serviço do Reino de Deus, sob a graça da Igreja de Cristo.

Pantokrator_1500pxTem como visão de sua obra promover uma nova civilização de filhos de Deus fiéis e felizes e, como missão, gerar e formar filhos fiéis a Deus através de ações evangelizadoras, a fim de que o homem atinja o pleno desenvolvimento humano e espiritual e a sociedade seja renovada na Verdade de Cristo.

Através dos valores como fidelidade e verdade, fé e espiritualidade, caridade e fraternidade, esperança e alegria, moral e virtudes, ousadia e determinação, responsabilidade e organização, transformação e frutos, é que a Comunidade Católica Pantokrator realiza sua obra.

Esta Obra acontece através dos inúmeros apostolados por ela assumidos e dos seus projetos de Evangelização e Formação. São alguns desses: Projeto Juventude Fiel; Vinde e Vede; filhos no Filho; Família, torna-te o que és.

Além da evangelização através dos projetos, atua também na evangelização pela internet (sites e redes sociais), Promoção humana, eventos de formação e evangelização e shows.

 

SAIBA MAIS SOBRE A OBRA PANTOKRATOR
A Comunidade pode ser vivida sob duas formas:

Forma de Aliança – em que os irmãos, residindo em suas casas e mantendo seu trabalho secular, se reúnem periodicamente para momentos de oração, formação e celebrações litúrgicas, bem como para a realização de apostolados em comum e a vivência de momentos fraternos em comunidade;

Forma de Vida Comum – em que os irmãos deixam suas casas e trabalhos seculares para viver em comum, partilhando a vida e os bens, de modo a servir exclusivamente ao Reino de Deus através dos apostolados da Comunidade.

Atendendo ao apelo do Espírito Santo em evangelizar, a Comunidade anuncia a Palavra de Deus nos vários lugares em que Ele a envia. Como fruto dessa missionaridade, o Carisma El Shaddai- Pantokrator se expandiu em missões permanentes para além das fronteiras da Arquidiocese de Campinas. Hoje tem casas de missão no Brasil, nas seguintes cidades: Santos/SP, Pedreira/SP, São José dos Campos/SP, Palmas/TO e Passo Fundo/RS. Tem ainda casa de missão na França, na cidade de Avignon.

O Projeto Juventude Fiel volta-se especialmente à evangelização do jovem levando-o ao conhecimento de Cristo e proporcionando espiritualidade, formação, pastoreio, mas também entretenimento sadio, diversão e alegria que ensina ao jovem os caminhos da santidade para os dias de hoje. São retiros, grupos de oração, festas, gincanas, shows. Destaca-se o Grupo Sempre Fiel, no qual são evangelizados e reintegrados à sociedade jovens que lutam contra a dependência química.

– O Projeto Vinde e Vede é uma forma de evangelizar que procura levar os participantes à profunda experiência com Deus. Esse projeto acontece através de retiros – o primeiro apostolado a se formar na Comunidade – encontros, evangelização nas ruas e casas, atendimento de oração e aconselhamento. Destaca-se o grupo de oração, uma forma de evangelização que marca a obra da Comunidade e que em muito traz a marca da graça da Renovação Carismática.

• Zelando pela fidelidade a Deus na Igreja, a Comunidade realiza o Projeto filhos no Filho, que visa proporcionar uma formação integral da pessoa, tendo Cristo como Modelo, fazendo o homem reconhecer-se como filho de Deus e, assim, assumir o seu papel de agente transformador da realidade como evangelizador. Trata-se do Curso Espiritualidade e Doutrina, do Grupo de Crescimento Pessoal, de retiros de formação para o serviço eclesial.
Destacam-se as atividades de formação e conscientização com relação às questões de Bioética, que tem contribuído com orientações a inúmeras pessoas, em temas referentes à vida humana.

• O Projeto Família, Torna-te o que és evangeliza e forma as famílias para que encontrem o seu verdadeiro chamado na obra da criação e sejam, assim, lugar privilegiado de amor e vida na sociedade. Para isso, realizamos encontros, formações, aconselhamentos e eventos voltados para as famílias.

DESTACAM-SE AINDA OUTROS APOSTOLADOS:
– A evangelização pela Internet, através dos Sites www.pantokrator.org.br, www.juventudefiel.com e Redes Sociais.

– A promoção humana, através da assistência material, orientação e evangelização de famílias que vivem nas periferias de algumas cidades onde a Comunidade se encontra.

– Eventos de formação e evangelização, shows que, através do ministério de música, anunciam a fidelidade a Cristo através da arte.